segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Heineken compra FEMSA Cerveza


Hoje, o grupo de cerveja holandês Heineken anunciou a compra do Fomento Econômico Mexicano (FEMSA Cerveza), por uma compra de açõe, no valor de 7,7 bilhões de dólares (5,3 bilhões de euros).

"A Heineken... vai criar a uma grande nova plataforma para o crescimento com a aquisição das atividades de cerveja da Femsa com uma transação de ações", comunicou a empresa holandesa, e ainda completou o texto com as seguinte palavras "A Heineken vai adquirir a FEMSA Cerveza, o que inclui 100% das operações de cerveja da Femsa no México e 83% do negócio de cerveja da FEMSA no Brasil, que a Heineken não possuía ainda". O mesmo comunicado ainda explica o seguinte: "Com base na cotação da ação da Heineken a 32,925 euros em 8 de janeiro, isto avalia a FEMSA em 3,8 bilhões de euros"

As dívidas da empresa as obrigações de aposentadoria a empresa Heineken assumirá tudo, o que eleva o custo da aquisicao para 5,3 bilhoes de euros. A FEMSA, possuirá 20% das ações do grupo Heineken, hoje possui as marcas Dos Equis, Tecate e Sol. Com estes 20% se torna a segunda acionista do grupo holandês com dois representantes na diretoria. Para a FENSA é um ganho de flexibilidade operacional e financeira. Alem de conseguir uma diversificacao no cenario mundial de cerveja. Conseguindo um ganho em escala muito importante destaca o diretor executivo da FEMSA, José Antonio Fernández Carbajal.

Devemos levar em consideração que a FEMSA é a maior engarrafadora da Coca Cola na América Latina e sua divisão cerveja tem 14 fábricas no México e Brasil, onde produz 35 marcas. Esta negociação deve ser concluída somente no segundo trimestre de 2010 e os acionistas dos dois grupos daram o aval para a conclusão do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário