quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pesquisa de mercado na tomada de decisões


Uma fase importante para abertura ou a expansão do negócio é a PESQUISA DE MERCADO. O empreendedor deve buscar essa ferramenta para suprir a duvidas e a falta de conhecimento do mercado que irá atuar. A pesquisa de mercado é uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento de estratégias para valorizar a marca. Conhecer melhor seu consumidor, identificar a estrutura de concorrência, dessa forma, obter informações que orientem tanto o plano de marketing quanto a tomada de decisão mais cotidiana.

Um dos principais institutos de pesquisa do Brasil é o IBOPE, que foi fundado em 1942. A busca de informação centralizada é o principal produto do instituto (IBOPE Solution), criado em 2001. O produto fornece insight e informações sobre clientes, auxiliando na formação de planos estratégicos para negócios e ainda mostrando o posicionamento do público frente ao mercado. Analisa posicionamento de marcas, necessidades dos consumidores, tamanho do mercado que quer conhecer, além de tendências socioculturais relevantes. As pesquisas desenvolvidas pelo IBOPE podem ser ocasionais, contínuas, periódicas ou ainda sobre a forma de painéis. As pesquisas sob encomenda busca atender necessidades específicas de cada cliente.

A pesquisa de mercado é a principal ferramenta para obter informações sobre um determinado público-alvo. Analisando através de teste de novas hipóteses, conceitos e produtos, a pesquisa de mercado auxilia na identificação de problemas e oportunidades e que ajudam a determinar as características dos consumidores e do mercado.

A pesquisa pode fornecer diversas informações interessantes, como por exemplo:

• Valoração da Marca (“Brand Equity”)
• Tendências de opinião e de mercado
• Satisfação de Clientes (Customer Satisfaction)
• Vantagem Competitiva e Posicionamento
• Comportamento
• Hábitos e Atitudes
• Pesquisa de Preço (Pricing) e Elasticidade
• Pré e Pós testes de Comunicação
• Pesquisa de Mídia
• Geração de Conceito de Produto/ Teste de Conceito
• Teste de Produtos
• Testes envolvendo todos os elementos do Mix
• Imagem
• Gerenciamento de categoria
• Potencial de Mercado
• Clínicas