sábado, 16 de outubro de 2010

Panorama das mídias sociais no Brasil


Ápos o aumento da popularidade, entre os próprios consumidores, nos últimos anos, as mídias sociais estão de tornando importantes instrumentos estratégicos para as empresas de todos os portes e setores da economia. Os hábitos dos clientes mudaram quando a internet quebrou a barreira geográfica e trouxe velocidade de acesso as informações, facilitando a pesquisa por empresas e seus produtos na rede e, consequentemente, um possível aumento nas transações comerciais online.

Nesse contexto, as ferramentas que promovem o convívio social e o dialogo online entre os usuários tornam esse novo cliente muito mais exigente na hora de adquirir algum produtos.

Nas mídias sociais, a reputação de uma empresa foge do controle de sua liderança. Por meio dos fóruns de discussão, blogs, sites como Orkut, Facebook, Twitter, entre outros canais, a reputação passa a ser definida pela ações das pessoas, dos clientes e de outros influenciadores online. a figura abaixo demonstra um exemplo dessa perda de controle das empresas sobre o processo de geração e disseminação da informação.