quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Aonde vamos parar? Nesta Sociedade conectada que faz até um garoto inglês de 8 anos ficar milionário.




Sociedade em rede

Com a mudança crucial nas características da internet, apontado por pelo artigo de Tim O´Reilly: “What is Web2.0?”. O´Reilly caracteriza e cria algumas regras para as mudanças que observou na forma de composição da relação entre os usuários e a geração dos conteúdos. Podem-se destacar as seguintes caraterísticas notadas:


  •                O beta perpetuo: O software não é tratado como artefato pronto, mas sim como um processo entre os usuários de se comprometerem a aperfeiçoa-lo.
  •           Pequenas peças frouxamente unidas: Os usuários se utilizam dos dados e conteúdos que estão abertos a todos para o uso. Usa-se o compartilhamento de informações, arquivos, dados, banco de dados.
  •         Software acima do nível de um único dispositivo: Softwares que ajustam tanto para tipo de usuário, quando para outro. Sofwares que facilitam a troca de dados e comunicação entres pontas distintas.
  •         Lei da conservação de lucros, de Clayton Chistensen¹: Mesmo com características de uma rede extremamente aberta onde os protocolos padrões vencem, mesmo assim a ideia da vantagem competitiva como fator que mantem a oportunidades abertas para criar e construir projetos inovadores.
  •           Dados são o novo “Intel inside”: Os dados gerados pelos usuários passam a ser valiosos para definição de novos produtos, fontes de pesquisas criando para aquele que dentem os dados e saiba analisa-los uma vantagem competitiva importante no mercado.

Neste novo caminho que a Internet tomou, houve modificações cruciais na forma de comercialização dos softwares, nas formas de interação entre os usuários e os programas, sendo a interface cada vez mais prática e fácil para aprender a usá-los. A programação cada vez mais simples e modular. Desta forma, facilitou a interação e a customização dos softwares por parte dos próprios usuários. Os softwares passaram a não serem mais módulos fechados, e com isso ao passar do tempo temos um aperfeiçoamento constante da eficiência do mesmo, devido as constantes atualizações. O´REILLY

Outro fato interessante é que nos novos serviços disponibilizados na rede trabalha-se mais na disponibilização de recursos para que os usuários criem, modifiquem e desenvolvam conteúdo. As mudanças na rede tornou a criação de conteúdo mais veloz, fácil e em grande quantidade, o conteúdo passa agora a ser desenvolvido pelos próprios usuários, até mesmo os mais comuns. O´REILLY

Nos últimos anos nota-se um aumento da popularidade das mídias sociais. Estas Mídias passam a ser importantes instrumentos de comunicação. Tanto para convívio social quanto para o relacionamento entre as empresas de todos os portes e setores da economia com o mercado. Os hábitos dos clientes mudaram quando a internet quebrou a barreira geográfica e trouxe velocidade de acesso às informações, facilitando a pesquisa por empresas e seus produtos na rede e, consequentemente, um possível aumento nas transações comerciais online.

Nesse contexto, as ferramentas que promovem o convívio social e o dialogo online entre os usuários-usuários, usuário-fornecedor, fornecedor-usuário e fornecedor-fornecedor passam a moldar um novo tipo de relacionamento e também um novo tipo de cliente sendo ele muito mais exigente na hora de adquirir alguns produtos, já que tem uma possibilidade muito extensa de coleta dados. Com isso passa a ser mais critico sobre um determinado produto ou mercado.

As mídias sociais, a reputação de uma empresa foge do controle de sua liderança. Por meio dos fóruns de discussão, blogs, sites como Orkut, Facebook, Twitter, entre outros canais, a reputação passa a ser definida pelas ações das pessoas, dos clientes e de outros influenciadores online.

Antes os que gostavam de vinhos e gostariam de se tornar um sommelier tinham que ler livros específicos e normalmente eram muito caros e ainda fazer aulas restritas de degustação, a aprendizagem era demorada cerca de 3 a 4 anos para começar a ser um bom degustador. Hoje, encontramos uma vasta bibliografia, sites especializados, uma quantidade imensa de informações e dados sobre vinhos e vinícolas, além de aulas onlines. Devida à expansão desta comunidade consumidora de vinhos abriu-se a oportunidade para novos negócios, vendas onlines, empórios virtuais, leilões de safras especificas. Foi então que ocorreu uma expansão abrupta do consumo e dos que se dizem entendedores de vinhos, hoje um curso na ABS-SP que antes duravam 2 anos esta reduzido a 4 meses, pois os que a procuram já tem uma certa noção adquirida por pesquisas em fóruns, sites, blogs.

A capacidade de armazenamento digital nos trouxe a possibilidade quase que infinita de produzir dados como foto, filmes, desenhos, textos e por ai vai. O boom no mercado de publicações explodiu um exemplo claro é apos morte da cantora Whitney Houston no Sábado. Na segunda feira já havia cerca de 8 ebooks sobre a bibliografia da cantora, além disso os preços de das coletâneas de músicas na Inglaterra tiveram um acréscimo de 60% no valor. As novas possibilidades de negócios estão mudando a forma que o consumidor age, e mudando as caras dos empresários, como é o caso do garoto inglês Harli Jordean de apenas 8 anos, é considerado o mais novo magnata londrino, construiu seu império vendendo bolinhas de gude pela internet. Além dele temos outros tantos, por exemplo:

Com tudo isso, nota-se que sociedade pode parecer mais crítica, mais veloz, pode haver mais oportunidades no mercado, mas também temos que considerar outro aspecto que modificamos o relacionamento entre as pessoas. Isto fica claro, por exemplo, com relação aos movimentos onlines que passaram a ser movimentos com repercussão sociais importantes, como a Primavera Árabe, o principal movimento de integração entre as mídias sociais e a sociedade nestes últimos tempos. Mas, muitas vezes essa crítica passou a ser infundada e repercutir os pensamentos de alguns e a maioria sem pensar segue a onda dos post em uma rede social.


Gostou? Que tal valorizar nosso trabalho?

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mercado: App Populares da Semana para Android


APLICATIVOS PARA ANDROID


Music Wonderful Download [Android 1.5+]


Os Novos Pensadores de Terça Feira, lança o TOP 5 APPs no mercado!:

Selecionados:

Music Wonderful Download é um jeito fácil de você  encontrar arquivos em MP3 para seu Android.

Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]  Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]

Há milhares de músicas e artistas disponíveis para download. Você pode ouvir prévias dos arquivos antes de baixar a música. E ainda vem com a letra para você cantar junto com suas bandas favoritas!.
Nota: 8,5

ToShop [Android 2.1+]


ToShop é um aplicativo que ajuda você a fazer suas compras. Cria listas completas, com informações e dados do produtos como preço e número de itens que você precisa levar.

Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]  Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]

Muito facil de usar e simples. A ua lista não precisa ser somente de supermercado! POde ainda reconhecer codigo de barras, completando ainda mais sua listagem!

Nota: 9,0

Ringtones for Android Phone [Android 1.6+]


Quer personalizar e organizar seus ringstones

Resposta: Ringtones for Android Phone facilita e tras uma serie de opções de personalização para o toque do seu celular.  E você pode usar para chamadas, notificações e alarmes! 

 — em chamadas, notificações e alarmes.


Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]  Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]

O App possui uma serie de categorias. a interface é bem organizada e pratica como um App deve ser! 

Tecmundo: ''A variação de temas é o grande ponto alto do app, que vai agradar a pessoas de todos os gostos!"

Nota: 8,50

Smart Voice Recorder [Android 2.1+]


Você têm memória fraca?

Um bom gravador ajuda muita coisa! e agora com Smart Voice Recorder, pode gravar o audio das palestras, aulas e reuniões. O que é diferente dos outros? a Interface, bem prática e a qualidade da gravação, podendo ajustar o microfone do seu aparelho para uma melhor eficiência.

Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]  Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]

Nota:7,00

UglyBooth [Android 2.1+]


Risadas Garantidas! Com o UglyBooth écapaz de manipular sua foto para deixa-la pior! 
Deformar a foto é o que esse aplicativo faz! Muito divertido! Pode render boas piadas!

Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]  Melhores apps para Android: 19/10/2012 [vídeo]

Facil, prático e resultado muito bom! Mas, peca pela real necessidade de um aplicativo! Mas, vale conferir!

"UglyBooth é um daqueles programinhas para Android que pode arrancar boas risadas de seus amigos — além de sua beleza, é claro." Tecmundo

Nota: 7,00


Gostou? Que tal valorizar nosso trabalho?







quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Quais são as etapas para receber um investimento?



Quais são as etapas para receber um investimento?
Para obter um investimento podemos seguir algumas etapas, para que ambas as partes o empreendedor e o investidor, ambos passem a ter uma visão e um entendimento mutuo do negócio.
Etapas
1. Pitch – Apresentação rápida do negócio
Apresentar o negócio a vários investidores de forma rápida sucinta e objetiva.
Dicas:
·         Elimine tudo que for historinha, enrolação seja claro e objetivo. Isso chama atenção dos investidores
·         Antes de apresentar converse com as pessoas, explique para elas o que seria seu produto, o caminho mais fácil é ir ao mercado e coletar informações antes de desenvolver um produto.
·         Trazer elementos do mercado que validem seu projeto pode dar sustentação.
·         Não fique no “achismo”, procure se informar e ter dados concretos.
·         Ideia boa tem um monte no mundo! “Um chinês já teve essa ideia! Pode ter certeza!”
·         Conheça seus concorrentes.
·         Tenha já consumidores do seu produto ou serviço, pode ser um grande passo.
Não passou?
·         Peça feedbacks dos investidores
·         Questione o máximo que puder os investidores e peça dicas.
2. Reuniões – Segundo passo! Apresentação mais completa
Os investidores ficaram interessados!
Um bom passo!
Agora é que começa a se aprofundar as conversas. Você terá que dar detalhes da empresa, estratégias de vendas, de investimento, prazos de retornos esperados e o modelo de gestão que pretende utilizar. Um plano de investimento e cronogramas são boas ferramentas para mostrar as possibilidades de andamento da empresa.
Dicas:
·         Não encha linguiça
·         Todos os gráficos e dados que trazerem mostre o objetivo e a conclusão que chegou.
·         Lembre-se inovação é algo mais complexo do que estão usando por ai.
·         Faça uma pesquisa com clientes e entenda oq eu ele realmente precisa.

3. Term sheet - Termo de compromisso
Avançou mais uma fase?
Parabéns! Chegou a hora do primeiro compromisso!
Serão negociados diversos temas, condições do negócio, capital investido, participação do investidor, as formas de relacionamento entre investidor e empreendedor e principalmente as condições de saída do investidor ou desistência do projeto. A mortalidade de startups é alta, ainda mais no Brasil que os recursos e está forma de trabalho estão chegando agora. Então se atende às condições. O documento é chamado de Term Sheet ou MOU (Memorandum of Understandments).  Um termo de compromisso entre as partes envolvidas.
4. Due diligence - Avaliações externas
Próximo passo! Está indo bem!
Uma auditoria contratada irá avaliar o negócio em todas as áreas, financeiras, contábeis, fiscais e aspectos legais. Uma consultoria para uma avaliação de mercado ou produto e serviço pode ajudar a estruturar as formas de atuações, analisar os concorrentes e trazer mais informações para detalhar os serviços e produtos primordiais, assim como possíveis gargalos e características especificas do mercado onde a empresa irá estar inserida.
Paralelamente escritórios de advocacia irão cuidar da redação dos contratos finais de investimento.
5. Assinatura
Parabéns! Você tem um investidor anjo!
Após as etapas chegou a hora de assinar o contrato de investimento, Lembrando sempre que devem estar preparados para cenários bons, médios ou ruins! Termos de saída do investidor e rompimento do contrato devem ser estudados. Assim como as formas de lucros e participações de cada um no negócio.




Gostou? Que tal valorizar nosso trabalho?

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Livro "Investidor Anjo" entre os mais vendidos


http://www.anjosdobrasil.net

É com muita honra que compartilhamos citação da Veja de que o Livro "Investidor Anjo" está entre os mais vendidos em empreendedorismo na Cultura. Nossa maior satisfação é estarmos atingindo nosso objetivo de disseminação do conhecimento para empreendedores e investidores, lembrando que além disto 
toda renda dos direitos autorais se destina as ações da Anjos do Brasil.

Para maiores informações sobre o livro acesse www.investidoranjo.net 

Saiba quais são os livros de empreendedorismo mais vendidos no país no 1º semestre de 2012: 

Livraria Cultura
1.O Segredo de Luísa: Uma Ideia, Uma Paixão e Plano de Negócios, de Fernando Dolabela (Editora Sextante, 304 páginas)
2. Nunca procure emprego! Dispense o Chefe e Crie o Seu Negócio Sem Ir à Falência, de Scott Gerber (Editora Évora, 256 páginas)
3. Investidor Anjo- Guia Prático para Empreendedores e Investidores, de Cássio Spina (nVersos Editora, 176 páginas)
4. A Startup Enxuta, de Eric Ries (Editora Leya, 288 páginas)
5. A Escola dos Deuses, Stefano Elio D’Anna (Barany Editora, 408 páginas) 

Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones
 do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado.


Gostou? Que tal valorizar nosso trabalho?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Prêmio TOPBLOG 2012



Olá pessoal!

Estamos novamente concorrendo ao prêmio do Top Blog! Contamos com seu voto para continuar neste trabalho que já chega ao seu quarto ano!

Contamos com seus votos!

Gostou? Que tal valorizar nosso trabalho?

terça-feira, 26 de junho de 2012

II Concurso de Negócios CJE & Anjos do Brasil



Dia 27 de junho – Início: 18h45 – no Espaço Fiesp 


Este concurso de negócios encurta a distância entre o investidor e a empresa startap ou a ídeia do negócio. Uma maneira facíl e menos burocrática de se conseguir um investimento.
A iniciativa teve início nos Estados Unidos. O participante tem apenas 5 minutos para vender sua idéia e a bancada de investidores tem 5 minutos para fazer as perguntas.
investidor-anjo é um empreendedor com uma carreira de sucesso, o qual se interessa em patrocinar e investir em empresas startups, dedicando também seu conhecimento e sua experiência na evolução destas empresas.
No ano passado, na I Edição do Concurso de Negócios CJE & Anjos do Brasil, foram recebidos mais de 80 projetos de empresas startups de diversas universidades.
O Concurso contou ainda com mais de 250 participantes que puderam interagir durante as apresentações. A startup vencedora foi a MGaia, empresa de social games para móbiles e redes sociais, que recebeu um investimento de R$ 700 mil reais. Para saber mais sobre o concurso acesse: http://www2.fiesp.com.br/agenda/concurso-de-negocios-cje-anjos-do-brasil/

TEXTO: Original CJE

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Garota de 17 anos descobre cura para Cancer


"Uma adolescente de 17 anos é a nova ganhadora na categoria individual do Siemens Competition Math, Science & Techonology, tendo desenvolvido uma nanopartícula que poderá ajudar no tratamento de diversos tipos de câncer. Angela Zhang, que levou para casa o prêmio de US$ 100 mil, apresentou o projeto intitulado “Design of Image-guided, Photo-thermal Controlled Drug Releasing Multifunctional Nanosystem for the Treatment of Cancer Stem Cells” (projeto de nanossistema multifuncional para tratamento de células tronco cancerígenas, guiado por imagens óticas e térmicas e liberação de remédio-guia, em tradução livre).
Zhang conseguiu desenvolver uma nanopartícula que pode ser enviada ao centro do tumor através de uma droga à base de salinomicina, também usada para combate ao câncer. A substância ‘procura’ pelos tumores e, por isso, é um ótimo meio para transportar a nanopartícula. Uma vez que a partícula atinge seu alvo, ela mata as células-tronco do câncer de fora para dentro.
A pesquisadora-mirim ainda incluiu ouro e óxido de ferro a sua nanopartícula, que permitem que o tratamento seja monitorado através de exames de imagem por contraste como ressonância magnética e varredura foto-acústica (uma espécie de ultrassonografia).
A adolescente, uma estudante secundarista, afirma que ficou “surpresa com a taxa de sobrevivência de pacientes submetidos ao tratamento contra o câncer atual” e, por isso, decidiu pesquisar e criar um tratamento mais eficaz e menos evasivo da doença. Angela passou mais de mil horas nos dois últimos anos (ou seja, desde que tinha quinze anos) pesquisando e desenvolvendo seu projeto em um programa de desenvolvimento de estudantes do ensino médio da Universidade de StanfordEstados Unidos, e já tem planos para o futuro: quer ser pesquisadora.
A adolescente ainda não definiu ao certo qual carreira universitária irá seguir, mas acredita que deve cursar engenharia química, engenharia biomédica ou física. Este não é o primeiro prêmio de Angela: interessada em nanomedicina e tecnologias de imagem médica em nível molecular, ela já havia faturado o Primeiro Prêmio do Intel International Science & Engineering Fair (ISEF) em 2010 e 2011, ambos na área de medicina e tecnologia de saúde.
O projeto Siemens Competition está em sua décima terceira edição e visa descobrir jovens talentos que estejam interessados em ingressar na área científica."

 http://www.empreendersaude.com.br

Gostou? Que tal valorizar nosso trabalho?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

RYAN HRELJAC - O MENINO QUE SACIOU A SEDE DE MEIO MILHÃO DE AFRICANOS



 





"Ryan nasceu no Canadá em maio de 1991, ou seja, hoje (2012) tem 21 anos.

Quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, sua professora lhes falou sobre como viviam as crianças na África.

Profundamente comovido ao saber que algumas até morrem de sede, que não há poços de onde tirar água, e pensar que a ele bastavam alguns passos para que a água saísse da torneira durante horas...

Ryan perguntou quanto custaria para levar água a eles. A professora pensou um pouco, e se lembrou de uma organização chamada WaterCan, dedicada ao tema, e lhe disse que um pequeno poço poderia custar cerca de 70 dólares.

Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas.

Sua mãe disse-lhe que ele deveria consegui-los e foi-lhe dando tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana.

Finalmente reuniu os 70 dólares e pediu à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan para comprar seu poço para os meninos da África. Quando o atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares.

Susan deixou claro que ela não poderia lhe dar 2.000 dólares por mais que limpasse cristais durante toda a vida, porém Ryan não se rendeu. Prometeu aquele homem que voltaria…e o fez.

Contagiados por seu entusiasmo, todos puseram-se a trabalhar: seus irmãos, vizinhos e amigos. Entre todo o bairro conseguiram reunir 2.000 dólares trabalhando e fazendo mandados e Ryan voltou triunfante a WaterCan para pedir seu poço.

Em janeiro de 1999 foi perfurado um poço em uma vila ao norte de Uganda. A partir daí começa a lenda. Ryan não parou de arrecadar fundos e de viajar por meio mundo buscando apoios.

Quando o poço de Angola estava pronto, o colégio começou uma correspondência com as crianças do colégio que ficava ao lado do poço, na África.

Assim, Ryan conheceu Akana: um jovem que havia escapado das garras dos exércitos de meninos e que lutava para estudar a cada dia. Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo.

Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço. Centenas de meninos dos arredores formavam um corredor e gritavam seu nome.

- Sabem meu nome? - Ryan perguntou a seu guia.
- Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe - ele respondeu.

Hoje em dia, Ryan – com 21 anos - tem sua própria fundação e conseguiu levar mais de 400 poços à África. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água. Recolhe doações de todo o mundo e estuda para ser engenheiro hidráulico. Ryan tem-se empenhado em acabar com a sede na África."

Saiba mais em: http://www.ryanswell.ca/

BLOG DA TAS: Professor brasileiro tem o terceiro pior salário do mundo


"Uma pesquisa realizada pela OIT e Unesco avaliou o quadro educacional em 40 países. A situação do Brasil só não é pior do que a dos professores do Peru e Indonésia. Isso reflete diretamente na qualificação e formação profissional. No nordeste somente 51% dos professores tem curso superior completo seguido do Sul 72%, Sudeste 73% e Centro-Oeste 74%, outra estatística lastimável.
Na Bahia e no Maranhão esse número piora, somente 40% possuem formação acadêmica.
IDH: Dos 187 países avaliados o Brasil ocupa 84˚posição no ranking, ficando bem atrás dos nossos vizinhos latinos, Uruguai, Chile e Argentina. A Russia ocupa o 66˚ lugar, importante dado comparativo já que é um país tão populoso e emergente quanto o nosso." BLOG TAS

Documentário sobre a crise de 1929

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Imaginando o futuro em 1954

As 10 melhores invenções (acidentais) de todos os tempos



“Tudo vai de encontro com aquele que se agita enquanto o outro espera”, disse uma vez Thomas Edison. Mas só se mover já basta? O progresso é sempre deliberado? Algumas vezes a genialidade surge não por escolha – mas por acaso. Veja abaixo nossas dez inovações criadas pelo acaso favoritas.



1. Microondas – Percy L. Spencer
Percy Spencer, um engenheiro da Raytheron, após ser barrado pela Marinha para ir à Primeira Guerra Mundial, ficou conhecido como um gênio dos eletrônicos. Em 1945, Spencer estava brincando com um emissor de microondas magnétron – usado como base de radares – quando ele sentiu algo estranho em suas calças. Algo melecado. Spencer parou e percebeu que o chocolate que estava em seu bolso começou a derreter. Percebendo que a radição das microondas de magnétron eram as culpadas, Spencer entendeu o potencial culinário que aquilo tinha. O resultado final foi a criação do forno de microondas – eterno salvador de caras que moram sozinho e curtem comida feita em dois minutos ao redor de todo o mundo.

2. Sacarina – Ira Remsen, Constantin Fahlberg
Em 1879, Ira Remsen e Constantin Fahlberg, trabalhando em um laboratório na Universidade de Johns Hopkins, fizeram uma pausa para comer. Fahlberg se negou a lavar suas mãos antes de comer – o que normalmente significa uma morte rápida para a maioria dos químicos, mas que na verdade o fez perceber um estranho gosto doce durante o almoço. Adoçante artificial! A dupla publicou junto a descoberta, mas apenas o nome de Fahlberg entrou na (incrivelmente lucrativa) patente de um produto que é hoje encontrado em qualquer mesa de restaurante. Vale dizer que Remsen se deu mal – ele declarou mais tarde que “Fahlberg é um canalha. Só de ouvir seu nome sendo mencionado já meu causa enjoo.”

3. Slinky – Richard James
Em 1943, o engenheiro da Marinha Richard James estava tentando descobrir como usar molas para manter instrumentos sensíveis dentro de um navio sem se chocarem até se destruírem, quando ele acabou jogando um de seus protótipos para longe. Em vez de se despedaçar no chão, ele saltou graciosamente, e ficou em posição normal. Tão inútil – tão ágil – eis o Slinky. A mola se tornou um brinquedo bobo para milhões de infâncias – isso antes de cada criança se empolgar e torcê-lo de um jeito impossível de arrumar. Foram vendidas 300 milhões de unidades no mundo!

4. Massinha Play-Doh – Kutol Products
Antes de ser figurinha carimbada de chãos e carpetes de qualquer casa que tenha uma criança, a massinha foi criada ironicamente como um produto de limpeza. A pasta foi primeiro vendida como um tipo de tratamento para paredes sujas – até sua companhia começar a entrar pelo cano. A descoberta que salvou a Kutol Products – pronta para falir – não foi porque seu limpador de paredes funcionava bem, mas sim porque as crianças começaram a usá-lo para criar ornamentos de Natal nas aulas de artes. Removendo o componente de limpeza e adicionando cores para melhorar o visual, a Kutol transformou seu limpador de paredes em um dos brinquedos mais icônicos de todos os tempos – e trouxe enorme sucesso para uma empresa pronta para sumir. Às vezes, você sequer sabe quão brilhante é, até alguém contar para você.

5. Super Bonder – Harry Coover
No que pode ser considerado um momento bem caótico de descobertas em 1942, o doutor Harry Coover do Laboratório Eastman-Kodak descobriu que a substância que ele criou – cianoacrilato – era uma falha épica. Ela não era, para sua tristeza, uma revolução para um novo sistema de armas de precisão que ele esperava criar – o treco grudava em tudo que tocava. Então, o projeto foi esquecido. Seis anos depois, enquanto supervisionava um novo design experimental de cobertura para aviões, Coover se pegou preso na mesma bagunça melecada com um inimigo conhecido – o cianoacrilato se provou mais inútil ainda. Mas dessa vez, Coover observou que a coisa se transformou em uma cola extremamente forte sem necessidade de aquecimento. Coover e sua equipe começaram a colar vários objetos no laboratório, e perceberam que eles finalmente haviam encontrado um uso para aquela gosma irritante. Coover fez uma patente de sua descoberta, e em 1958, 16 anos após ele ter ficado colado pela primeira vez, o cianoacrilato começou a ser vendido nos mercados.

6. Teflon – Roy Plunkett
Da próxima vez que você fizer um belo omelete, agradeça ao químico Roy Plunkett, que sentiu enorme frustração quando inventou inadvertidamente o Teflon, em 1938. Plunkett esperava criar uma nova variedade de clorofluorcarbonos (mais conhecido como o odiado CFC), quando ele foi checar como estava seu experimento na câmara de resfriamento. Quando inspecionou uma caixinha que deveria estar cheia de gás, ele viu que aparentemente tudo tinha sumido – deixando apenas alguns flocos brancos. Plunkett ficou intrigado com esse mistério químico, e começou a experimentar suas propriedades. A nova substância provou ser um fantástico lubrificante com um ponto de fusão altíssimo – inicialmente perfeito para aparatos militares, agora encontrado normalmente aplicado nas panelas antiaderentes. 

7. Baquelite – Leo Baekeland
Em 1907, a goma-laca era normalmente usada para isolar as entranhas dos primeiros eletrônicos – como rádios e telefones. Tudo bem, tirando o fato de que a goma-laca é feita com as fezes de um besouro asiático, e não é exatamente o jeito mais fácil de isolar um fio. O que o químico belga Leo Baekeland encontrou como saída foi o – prepare-se – polioxibenzimetilenglicolanhidrido, o primeiro plástico sintético do mundo, mais conhecido como Baquelite. Esse plástico pioneiro era moldável em praticamente qualquer forma e cor, e podia manter seu formato mesmo com altas temperaturas e uso diário – tornando-o a peça básica para fabricantes, joalheiros, e designers industriais.

8. Marcapasso – Wilson Greatbatch
Um professor assistente da Universidade de Buffalo pensou ter arruinado seu projeto. Em vez de pegar um resistor de 10.000-ohm para usar em seu protótipo de marcador de batimentos cardíacos, Wilson Greatbach pegou a variação de 1-megaohm. O resultado produziu um sinal que soou por 1.8 milissegundos, e depois parou por um segundo – um sino da morte para o coração humano. Greatbach percebeu que a novidade poderia regular o pulso, substituindo o batimento cardíaco imperfeito do paciente. Antes disso, os marcapassos eram do tamanho de televisores, trambolhos pesados que eram plugados temporariamente no paciente, externamente. Mas hoje o mesmo resultado pode ser alcançado com um pequeno circuito, perfeito para ser colocado no peito de alguém.

9. Velcro – George de Mestral
Um cão inventou o velcro.
Ok, essa frase é um pouco exagerada, mas um cachorro realmente teve papel decisivo aqui. O engenheiro suíço George de Mestral estava num passeio para caçar com seu cachorro, quando reparou na chata tendência dos carrapichos grudarem no pelo do cachorro (e em sua meia). Mais tarde, olhando num microscópio, Mestral observou os pequenos “ganchos” que prendiam os carrapichos nos tecidos e nos pelos. Mestral experimentou por anos uma enorme variedade de tecidos até chegar ao recém-inventado náilon – apesar de ele só ter se popularizado após o uso da NASA.
10. Raio-X – Wilhelm Roentgen
Certo, a gente sabe, os raios X são um fenômeno natural, assim eles não poderiam ter sido criados. Mas, quieto! A história de sua descoberta é fascinante e pura obra do incrível acaso. Em 1895, o físico alemão Wilhem Roentgen estava fazendo um experimento de rotina que envolvia raios catódicos, quando ele percebeu que um pedaço de papelão fluorescente estava se iluminando no quarto. Uma grossa tela foi colocada entre o emissor de catódio e o papelão irradiado, provando que as partículas de luz estavam atravessando um objeto sólido. Maravilhado com a descoberta, Roentgen rapidamente percebeu que imagens brilhantes poderiam ser produzidas com essa incrível radiação – a primeira do tipo foi a imagem do esqueleto da mão de sua esposa.

Ilustração de Sam Spratt.

http://www.gizmodo.com.br/