quarta-feira, 8 de junho de 2011

O que é BRANDING?



BRANDING ou GESTÃO DE MARCAS a área do MARKETING que cuida do bem mais precioso de uma empresa a sua MARCA, esta área é responsável pela manutenção da confiança na marca, isto implica principalmente no cumprimento das promessas geradas pela empresa. As marcas de sucesso fazem isso com maestria e eficácia, dessa forma reforça cada aspecto direcionado as estratégias e objetivo da empresa.

A construção de uma marca para muitos parece algo simples, mas na verdade implica em algo que deve ser feito com uma frequência obssessiva de uma afirmação de algo simples. Define-se uma marca pode ser três coisas distintas:

1 – Um dado produto ou serviço, como BBC News, Jornal Nacional ou Sal Cisne, Sabão Ype, referindo-se ao próprio artigo em causa.

2 – Um dado produtor como Ultragaz, Iguatemi Campinas, Unimed, Declathon, Wizard. Refere-se ao nome ou simbolo em sentido abstrato.

3 – A convicção de um cliente a respeito de um produto ou serviço, transformando o nome em um substantivo que qualifica ou da nome ao produto em si. Por exemplo: laminas de barbear = Gilete, Esponja de aço = BomBril, ainda com frases: “não é assim um Brastemp”. Qualificando um produto ou um serviço utilizando as qualificações de uma marca.

O que pode ter uma marca? Tudo na verdade. Um produto, serviços, organizações, lugares e pessoas. Uma marca é uma promessa de satisfação, um sinal, uma metafóra que age como um contrato não escrito entre um produtor e um consumidor, um vendedor e um comprador, um ator e um público, um ambiente e os que o habitam, um evento e os que o experimentam.

Dessa forma o branding é o processo de luta continua entre produtores e clientes na definição dessa promessa e significado. Karl Marx escreveu: “as pessoas tomam as suas próprias decisões sobre quem ser, como viver e o que comprar, mas em certas circunstancias, são modeladas pela publicidade e comercialização da marca.

Um comentário:

  1. pensei q era um blog d economia, pena q ele retornou com um blog de MARKETING.

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